24 dezembro, 2010

Desmistificando…

Nessas idas e vindas ao Salmo 91, os conflitos iam e vinham igualmente, sem solução. Guardei no coração e esperei. Afinal, sempre ouvi dizer que Deus nos protege, Deus guarda seus filhos. Foram tantas as histórias que me foram contadas desde a infância, como a dos ladrões que entraram na casa de uma senhora muito crente, e simplesmente não conseguiram achar a porta do quarto em que ela se encontrava, mesmo a porta estando bem à frente de seus próprios narizes.


Um sentimento de abandono me tomou, de orfandade e desamparo, de decepção com Deus. Por que orar? De que adianta? E os meus filhos? O que poderá acontecer com eles? Estão eles assim tão vulneráveis, tão desprotegidos? As coisas foram perdendo o sentido, e eu sofria calada. À medida em que o quebra-cabeças ia se embaralhando, e as peças que antes pareciam se encaixar perfeitamente, quando olhadas com maior atenção apresentavam falhas e incompatibilidades, fui tomada por um vazio doloroso, que me obrigava a dar meia-volta e começar tudo de novo, da estaca zero, tendo que abrir mão de conceitos antigos e enraizados. Não seria a primeira vez que eu teria de fazê-lo, e é sempre um processo de cura, porém tem o seu preço. Folheei a minha Bíblia e fui parar em Filipenses. Ali Paulo dizia: "Aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância... Tudo posso naquele que me fortalece." Há uma tradução que diz: "Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação." (Fp 4.13 BLH)


Foi um aprendizado precioso, que me trouxe grande alívio e paz. Somos filhos de Deus, mas não somos prediletos, mimados, super protegidos, pois precisamos crescer. Toda criança precisa aprender a conviver com a dor em certa medida para que possa tornar-se um adulto saudável. A dor faz parte da vida. Deus não nos quer imaturos e dependentes. Hoje sei que estamos expostos a todo o tipo de perigo diariamente, mas na hora do sofrimento Deus nunca nos abandonará. Confesso que não era assim que eu queria que as coisas fossem, mas isto provém de um sentimento antigo infantil e egoísta de querer ter privilégios, de esfregar na cara dos outros algo do tipo: "Eu sou filha de Deus, você não é... Estou sob proteção, mas você, quem sabe o que poderá lhe acontecer..." Isso é mesquinho e não combina com Jesus. Cristianismo não é isso.

(Recebido por e-mail de um amigo… ignoro a autoria)

Nenhum comentário: