24 dezembro, 2010

Peça pra cair…

Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça.


Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação.


Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice. Vós, que temeis o Senhor, esperai em sua misericórdia, não vos afasteis dele, para que não caiais; vós, que temeis o Senhor, tende confiança nele, a fim de que não se desvaneça vossa recompensa. (Eclo 2).

Ai! Ai! Ui! Dóoooi, Senhor. E como dói. Porque eu sofro tanto? Porque tudo é difícil para mim? Oh! Senhor, parece que se esqueceu desse seu filho aqui? Meu serviço é só chateação. O grupo de oração que eu participava não é mais o mesmo. Meu padre é um chato. O grupo de jovens é muito radial. Meu casamento está monótono, preciso apimentá-lo, Jesus. Minha família não me compreende. Aaaah! Minha faculdade é ruim, Jesus. Me liberta. Me liberta de todo mal. Amém.

A oração acima é típica de quem ainda não sabe o que faz na Igreja. São os “sem noção” da religião. Só sabem reclamar. Tudo é ruim. Tudo é problema. Nunca encontram solução. Aliás, nem Jesus consegue ser a solução.

Estas pessoas são egoístas, medíocres e sem percepção espiritual alguma. E fazer o que? Temos que conviver com eles também. Os “reclamões do altar”.

Não é fácil nos relacionarmos com esse tipo de pessoa tão ferida e conturbada emocionalmente. Mas, eles têm uma boa desculpa:não entenderam ainda suas missões.

Mas, e eu? e eu que entendi a minha missão e ainda busco os prazeres da vida velha que não gosta da cruz? E eu que conheço Jesus de pertinho, que tive minha experiência mas, tenho ainda os olhos e o coração nas coisas do mundo, nos prazeres da carne…

Bons católicos estão desistindo da caminhada com Jesus. Arrefeceram seu grande amor. Escaparam da Graça porque não souberam entender o caminho da Redenção.

Necessário me é cair do cavalo“. Preciso urgente de um “tombão”. Reclamação só tem cura no chão, na humilhação, na experiência com a miséria.

Reclamar tem origem em soberba e altivez. Quando não admito que algo de ruim aconteça é porque não gosto que as miiiinhas coisas saiam do controle das miiiinhas mãos.

Percebe que este trecho da Escritura nos impõe uma condição de servir a Deus? “SE” entrardes… ou seja, se você quiser. Não precisa vir. Fique na vida velha se ela lhe traz mais prazer. Continue sua “vidinha” de jovem cervejeiro, de homem-pula-cerca, de mulher-dona-do-próprio-nariz… não há problema… suas opções lhe trarão as suas conseqüências. Mas, se vier para o serviço do Senhor, seja maduro e adulto na fé: prepara tua alma.

Nada será como antigamente. Acabaram suas vontades, seus desejos, suas próprias convicções… Afinal, é você quem deve viver ou é O Senhor?

Eu sinto que preciso tomar mais tombos dos que já tomei. Quando a soberba da vida velha invade o espaço que é do Senhor é sinal de que preciso “cair”… preciso me machucar em Deus. está na hora do espinho na minha carne reaparecer.

Palavras como “aceitação”, “fogo da provação”, “humilhação”, “conservação”, “paciência”, “silêncio” dentre outras, precisam tomar corpo em minha vida. Senão, tudo o que eu prego e falo são teorias e conceitos.

Enquanto não doer não é amor. Enquanto não for provado não é cristianismo. Enquanto eu não perder não entendi o que é ganhar.

“Põe o pé na minha caminhada, Jesus, e me faz tropeçar se eu estiver longe do Teu Amor. Me faz cair se estiver distante de Tua Vontade. Derruba-me da minha própria vida para cair na Vida que vem de Ti, Mestre.”

“Vós, que temeis o Senhor, esperai em sua misericórdia, não vos afasteis dele, para que não caiais; vós, que temeis o Senhor, tende confiança nele, a fim de que não se desvaneça vossa recompensa”.

Deus está conosco!

Silvinho Zabisky

Nenhum comentário: