11 dezembro, 2010

A verdadeira Nárnia | Mundo Nárnia - Seu portal para As Crônicas de Nárnia / Narnia - C. S. Lewis

“Assisti ao filme pela primeira vez e já tinha ouvido falar que o autor (C.S Lewis) baseou-se em muitos aspectos do Evangelho na criação do livro, e que foram amplificadas no filme. Sabia que o autor era cristão, e que era ateu anteriormente, e que havia escrito vários livros cristãos, mas não tinha assistido ao filme ainda (nem lido o livro).” Vou citar algumas cenas em que percebi comparações com o Evangelho de Cristo:

1º- O fato do guarda-roupa (Natural) levar até ao mundo de Nárnia (Espiritual).

Isso nos mostra que Deus usou de meios naturais para revelar o espiritual aos homens, pois a Bíblia foi escrita por homens (natural), mas através da revelação sobrenatural e Espiritual do Espírito Santo. Se você olhar uma Bíblia com os olhos naturais, você verá uma capa, várias páginas, vários textos, e vários livros, números de versículos e capítulos, MAS… Ao ler de coração, você vai ver que ela não é apenas um livro qualquer, mas que Ela te leva a conhecer a Deus, ao Diabo (origem e causador do mal na terra), e a Jesus Cristo, que é a prova do Amor de Deus por nós, que morreu por nós para nos salvar e nos tornar filhos de Deus.

2º – Apenas a menina (Lúcia) entra e depois o seu irmão (Edmundo), e os irmãos mais velhos não vêem nada no primeiro momento…

Jesus disse: “quem não se fizer como uma criança, não entrará no reino de Deus” E é por isso que Jesus quer que creiamos Nele, entreguemos nossa vida a Ele, morramos para o pecado, e nasçamos de novo em Cristo, como novas Criaturas e Filhos de Deus (como crianças). A Bíblia diz “seja excelente para o bem e inocente para o mal”, querem melhor exemplo disso do que crianças?

3º – A Figura do Diabo através da Feiticeira Branca, que se diz rainha de Nárnia.

O Diabo acha que é o dono do mundo, mas ele é mentiroso. Ele roubou o controle do mundo através do pecado do homem… A Feiticeira Branca enganou Edmundo com os doces e a astúcia.Nisso vemos que o Diabo engana os seres humanos com as tentações, que no inicio são boas, mas depois aprisionam, escravizam e maltratam as pessoas.

4º O poder do pecado e a Graça de Deus.

A Lança da Feiticeira simboliza o pecado, que aprisiona, e faz separação entre o homem e Deus. Percebam que no início do filme( O Leão, a Feiticeira e o guarda-roupa), Nárnia está congelada, fria, sem cor e cinzenta o que aumenta a coroa da feiticeira. O pecado no mundo faz com os homens estejam longe de Deus (Isaías 59:1-2), que criou o ser humano com livre-arbítrio, e respeita essa Liberdade, sem forçar o homem a crer Nele e ter comunhão com Ele. Por isso, a Bíblia diz que o mundo jaz no Maligno.

5º – A intercessão e a libertação de Edmundo.

Ao falarem com Aslam sobre a prisão de seu irmão (oração e intercessão), Ele manda (resposta da oração) seus guerreiros (anjos) para combaterem com os servos (demônios) da Feiticeira (Diabo). Se vocês observarem, verão que poucos guerreiros (anjos) derrotam facilmente muitos demônios, ou seja, Deus é soberano e poderoso.

6º – O pecado dos homens e o perdão incondicional de Jesus.

Aslam perdoa Edmundo, e diz “Seu passado está limpo para mim, você está perdoado”. A Bíblia diz isso em II Coríntios 5:17 “Todo Aquele que está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo”

· 7º – A Feiticeira vai a Aslam, acusa Edmundo e diz que segundo a regra de Nárnia, Edmundo é dela agora, e tem que pagar pelo que fez.

“O Salário do Pecado é a Morte…” Mas Aslam Diz que vai se entregar no Lugar de Edmundo. “Mas o Dom Gratuito de Deus é a vida Eterna” (Romanos 6:23).

8º- Aslam se entrega em sacrifício por Edmundo.

Ali vemos uma Representação da Crucificação, e vemos que Jesus entregou a si mesmo por nós. (Isaías 53)

9º – Mas Ele Ressuscita e explica o conceito do sacrifício Expiatório de um inocente, e diz que sem derramamento de sangue, não há perdão.

Jesus foi o Sacrifício perfeito e eterno. Jesus nunca pecou, mas pagou em nosso lugar pelo preço do pecado, que é a morte. A morte reina no mundo por causa do pecado, tipo uma lei de ação e reação, por causa do pecado de Adão. (Vejam isso em Romanos 5:12-19)

10º O porquê do nome Aslam.

O personagem se chama Aslam porque simboliza que Jesus é o segundo Adão. (Adão em Inglês -> Adam). “Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão (Jesus Cristo), espírito vivificante”. (1Coríntios 15:45)

11º – Pedro ganha de presente uma espada e um escudo.

Que simbolizam a Espada do Espírito (Palavra de Deus) e o Escudo da Fé. (Efésios 6:10-17)

12º Na hora da Batalha, Edmundo quebra a lança da Feiticeira com a espada.

Nisso vemos que através da Palavra de Deus (Espada) podemos quebrar o poder do pecado em Nós. “Conhecereis a Verdade e a verdade vos libertará”(João 8:32) E Davi, no Salmo 119 diz: “Guardei a Tua Palavra em meu coração para não pecar contra Ti”·

13º Aslam vivifica os que foram petrificados pela lança da Feiticeira.

Só Jesus Pode vivificar aqueles que estão mortos no Pecado! “Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus” (Efésios 2:1-6)

14º As crianças são coroadas e têm seus nomes mudados: A formação da Igreja de Cristo.

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”; (1 Pedro 2:9).

15º A questão do tempo em Nárnia

Eles saem de Nárnia, e parece que passou muito tempo, mas o tempo está no mesmo lugar onde estava quando entraram lá através do guarda-roupa.Um dia para Deus é como 1000 anos e 1000 anos como um dia.

16º Eles conversam com o dono da mansão onde ficaram durante a guerra (Digory Ketterley) sobre Nárnia. (a segunda vinda de Jesus, e o arrebatamento da Igreja)

Ele os fala que Aslam (Jesus) vai voltar quando menos esperarem, e que eles devem manter seus olhos abertos, ou seja: Vigiar!

Fonte: http://www.noticiascristas.com/2008/05/crnicas-de-nrnia-e-o-evangelho.html

Autor: Júlio César (Taubaté/SP)

OBS: Uma pequena correção gente; eu não mudei nada lá em cima, porque afinal , o artigo não é de minha autoria. Mas o “porquê do nome Aslam”, é pelo seguinte , segundo Lewis : Aslam significa “Leão” na língua turca, e na língua hebraica arcaica, significa “Leão da Tribo de Judá” ( a figura de Cristo para os judeus).

Reflexão de hoje:

“- Nosso mundo é Nárnia! – soluçou Lúcia. – Como poderemos viver sem vê-lo?

- Você há de encontrar-me, querida – disse Aslam.

- Está também em nosso mundo? – perguntou Edmundo.

- Estou. Mas tenho outro nome. Têm de aprender a conhecer-me por esse nome. Foi por isso que os levei a Nárnia, para que, conhecendo-me um pouco, venham a conhecer-me melhor.”

A Viagem do Peregrino da Alvorada – página 514. Volume único.


Neste trecho de “A Viagem do Peregrino da Alvorada”, Lewis afirmou, de certa forma, que Aslam é mesmo Jesus Cristo.

Nos tempos de hoje, todos são cristãos, pelo menos, quase todos. Em Nárnia, a personificação de Jesus é Aslam, pois, aqui na Terra, Aslam diz que o conhecem por outro nome, e têm que aprender este nome.

Todos sabem que o preconceito só está aumentando, e um deles é o preconceito por religião. Se as crianças não aprendessem o nome de Aslam, aqui em nosso mundo (Jesus), iria prejudicá-las. Agressão física, brigas, humilhações e etc. Em 1939 (eu acho) não era muito normal não acreditar em Deus e etc. Aslam, mesmo que as crianças não tenham entendido como, as protegeu. E todos nós acreditamos que elas tenham conhecido mesmo o nome de Aslam por aqui.

Alguém aí já se perguntou o porquê das crianças da escola de Eustáquio Mísero e Jill Pole (“A Cadeira de Prata”) implicarem tanto com elas?( A “turma da pesada”)

Será que já pararam para pensar que elas podem ter, sei lá, escutado alguma coisa estranha sobre “Aslam” e sobre “Nárnia” vindo da boca de Eustáquio? Pensem. Lewis não criaria, nas histórias de Nárnia, um grupo de crianças mimadas (“turma da pesada”), que implica com Eustáquio (que conhecia Nárnia) e com Jill (que viria a conhecer Aslam) sem motivo. Tem que haver alguma coisa. Mas, o que? Esse é meu palpite. Vamos lá, vamos ver ser vocês descobrem também.

Por Beatriz Pôssa.

Nenhum comentário: