09 novembro, 2009

Minha viagem inesquecível – Parte 2

Depois de mais 4h de vôo, chegamos em Tel-Aviv, aeroporto Ben Gurion, já entrando na madrugada do dia 22… fomos direto para o hotel aonde apenas pernoitamos – Grand Beach, pertinho do Mar Mediterrâneo. E a vista do quarto quando acordamos era linda!!! Uma cidade branca (assim é chamada Tel-Aviv, e eu agora entendo porquê…), linda demais, e as ondas do mar Mediterrâneo quebrando nas pedras… lindo demais!

Tomamos café e já partimos para nossa primeira caminhada: Jaffa (ou Jope) e Cesaréia Marítima. Além da Leticia, tínhamos agora mais um guia local: Efraim. O cara sabe muito e é uma simpatia!

Entrando em Jaffa, nossa peregrinação começou de fato; logo de cara vimos a porta da casa de Tabhita, que Jesus ressuscitou… e uma escultura linda de uma árvore suspensa, que representa o Povo de Israel, que deu frutos mesmo fora de sua terra. Impressionante! Então paramos por um momento em frente à casa de Simão o curtidor… onde Efraim e Pe. Gustavo selecionaram uma leitura bíblica a ser feita, correlacionada com o que estávamos vendo. É indescritível poder viver tudo isso “in loco”. Só indo pra saber!

Fomos pra Cesaréia Marítima… que lugar lindo! Nossa caminhada estava apenas começando… mas prometia! Passamos pela Igreja de São Pedro, de onde o Evangelho se espalhou para o mundo. E as paisagens? Ah, as paisagens… tudo muito limpo, florido, apesar do clima seco, organizado… me apaixonei de cara por Israel. Tamareiras e Oliveiras por todo lado!

A caminho de Nazaré passamos por um aqueduto romano antigo, uma coisa linda, que antigamente levava água desde o Monte Carmelo para toda a região. E então chegamos na cidade onde o anjo anunciou a Maria que ela conceberia o Salvador! A Basílica da Anunciação é linda, e foi emocionante estar ali. Mais uma vez os ensinamentos do Efraim superaram nossas expectativas, e o clima de oração, apesar de toda agitação, estava prsente. A Basílica da Anunciação é mantida pela Comunidade Shalom (isso mesmo, do Brasil), e lá conhecemos alguns missionários brasileiros muito simpáticos, entre eles a Paula.

O ponto alto do dia foi a Santa Missa, como não poderia deixar de ser, em Caná. Meu Deus, como chorei neste lugar! Vieram tantas coisas à minha mente, mas tive que agradecer a Deus por poder estar ali, até porque, se não fossem estes últimos acontecimentos da minha vida, jamais teria feito esta viagem. Mas neste momento encontrei um “anjo” que veio conversar comigo a este respeito, e ali creio que nasceu uma nova amizade: Ana Claudia. A missa foi belíssima, e os casados tiveram a oportunidade de renovar as promessas do matrimônio, ganhando até certificado!  Ah, e é claro que não posso esquecer de citar as talhas que foram cheias com água para que Jesus realizasse seu primeiro milagre… Vimos uma igualzinha!

Um dia emocionante, é verdade… mas ainda tínhamos muito mais pela frente! Voltamos para o hotel para jantar e descansar… ou melhor, desta vez fomos para um novo hotel, em Tiberíades, às margens do Mar da Galiléia. Não poderia ser melhor!

 DSC05422 DSC05431 DSC05445 DSC05447 DSC05464 DSC05475 DSC05486 DSC05502 DSC05546 DSC05557 

DSC05605

DSC05630

Nenhum comentário: