10 novembro, 2009

Minha viagem inesquecível-Parte 3

Nossa… já chegamos no terceiro dia! Tudo que é bom passa tão rápido, e vivemos momentos tão intensos e tão abundantes, que fica difícil colocar tudo nestas linhas… mas vou continuar tentando!

Começamos nosso dia hoje pelo Monte das Bem-aventuranças… um lugar cheio de paz, e logo de cara parecia que dava pra ver Jesus lá em cima, pregando para as multidões, falando sobre as Bem-Aventuranças. Além de lindos jardins, tem uma bela igreja com vitrais retratando cada uma das bem-aventuranças… e pelo caminho, também há pedras no chão com todas elas escritas, em diversas linguas. Nossa bênção de hoje foi poder participar da missa neste local… ao ar livre, assim pudemos também desfrutar da paz dessa paisagem! Foi emocionante… sabe aquela sensação de querer sentar num lugar, ficar só parada, sem fazer mais nada, só deixando as horas passarem? Me transportei no tempo… mas, enfim, depois da Santa Missa, era hora de partir, tínhamos mais locais para visitar e conhecer, seguindo os passos de Jesus. Aliás, não parei um minuto de me surpreender: como Jesus andou!!!!

DSC05645 DSC05649DSC05715 DSC05718

Em seguida fomos À Tabgha, local onde Jesus realizou a multiplicação dos cinco pães e dois peixes… ali pudemos aprender que na verdade eram 4 pães, pois o quinto era o próprio Jesus… Na igreja que foi erguida no local ainda está, sob o altar, a pedra onde Jesus realizou o milagre!

DSC05798 DSC05795 DSC05796

Dali partimos para a igreja da primazia de São Pedro, que fica na mesma cidade. Nesta igreja encontra-se a Mensa Christi… foi ali que Jesus entregou a Pedro a primazia sobre nossa Igreja, e ele se tornou nosso primeiro papa! Que lugar lindo, às margens do mar da Galiléia, exato local da pesca milagrosa… outros grupos estavam lá rezando, como nós… é tão bonito ver várias linguas e nações louvando ao Senhor… é ver as próprias escrituras se cumprindo!

DSC05853 DSC05833 DSC05828Foi realmente um dia cheio de emoções este… nem dava tempo pra assimilar a emoção de cada lugar, e já estávamos a caminho de outro… e como sempre dizia nosso guia Efraim…”nem demoremo, e já cheguemo”…rsrsrs….

A próxima parada foi Cafarnaum. Ali vimos a casa da sogra de Pedro, sobre a qual foi construída uma igreja; é lindo ver como Israel preserva sua história, todas as ruínas encontradas são sempre preservadas… Fizemos um momento de reflexão nesta igreja… pra variar também mais fotos… e descemos para ver a antiga sinagoga, ali onde Jesus leu a profecia de Isaías… é emocionante, mais uma vez, saber que estamos pisando exatamente onde nosso Salvador pisou!!! Mais uma lição de história foi dada por Efraim neste local.

DSC05855   DSC05865DSC05860 DSC05869   DSC05871

Um dos pontos altos do dia foi nosso passeio de barco pelo mar da Galiléia, numa réplica do barco que o próprio Jesus navegou. Rezamos o terço da misericórdia, e como em todos os momentos, lembramos de todos os nossos queridos que ficaram no Brasil. Era tanta paz que não consegui imaginar aquele mar revolto, mas me lembrei de Pedro caminhando sobre as águas em direção a Jesus… que vontade de fazer o mesmo!!!

DSC05923 DSC05934DSC05990 DSC05988Mais um dia de fortes emoções chegando ao fim… o que nos espera amanhã? Estou tão feliz de estar vivendo tudo isso… porque ainda estou vivendo e revivendo, enquanto escrevo estas linhas… cada momento está mais vivo do que nunca na memória!